Festival Luso Brasileiro Sta Maria da Feira

[COMPETIÇÃO CURTAS METRAGENS]

CURTAS SESSÃO 1

Portugal, Brasil / 86'

1 DE JULH0
20:30

O OFÍCIO DA ILUSÃO
de Cláudia Varejão

Portugal / 2020 / 6'

SINOPSE

O ofício da ilusão esculpe-se com imagens de um arquivo de família das décadas de 70 e 80 e de pequenos excertos sonoros de filmes. Madame Bovary é a heroína de Flaubert e abre as hostes deste exercício narrativo. A partir do diálogo de Ema Paiva com o seu amigo e confidente Pedro Lumiares no filme Vale Abraão de Manoel de Oliveira, entendemos a identidade de género como uma caracterização estanque de valores sociais. Ema, que aqui representa a Mulher num sentido mais lato, herda uma vida tradicional numa sociedade patriarcal. Neste semblante de opressão, Ema interroga a sua condição e a sociedade em que se insere. Graças ao bovarismo integrante em cada mulher, a força da desobediência queimará o caminho que outrora fora idealizado para si.

RECEITA DE CARANGUEIJO
de Issis Valenzuela 

Brasil / 2020 / 20'

SINOPSE

Após a morte do pai, Lari e sua mãe vão passar alguns dias na praia. Elas resolvem cozinhar caranguejos. E os bichos, aos poucos, transformam-se em seres luminosos.

MENARCA
de Lillah Halla

Brasil / 2020 / 21'

SINOPSE

Num vilarejo de águas contaminadas, duas crianças fantasiam com a primeira menstruação, enquanto engendram maneiras de se proteger da quase inevitável violência que as espera

ELO
de Alexandra Ramires

Portugal, França / 2020 / 11'

SINOPSE

Durante um dia anoitecido, dois personagens procuram adaptar-se.

A CHUVA ACALANTA A DOR
de Leonardo Mouramateus

Portugal, Brasil / 28'

SINOPSE

Nesta adaptação livre do conto do escritor simbolista Marcel Schwob, "Lucrèce, Poète" Lucrécio está passando por uma crise, pois é incapaz de encontrar um equilíbrio entre suas explicações racionais do nosso mundo e sua experiência emocional. Um filme mitopoético que explora a natureza humana através da justaposição da sociedade contemporânea com a Roma antiga, A chuva acalanta a dor atesta a continuidade da exploração de Leonardo Mouramateus por novas maneiras de abordar o cinema narrativo.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram