Festival Luso Brasileiro Sta Maria da Feira

[COMPETIÇÃO CURTAS METRAGENS]

CURTAS SESSÃO 3

Portugal, Brasil / 83'

3 DE JULH0
16:00

O QUE NÃO SE VÊ 
de Paulo Abreu

Portugal / 2020 / 24'

SINOPSE

Documentário construído a partir de viagens de pesquisa para um filme nos Açores, entre 2015 e 2016, nas ilhas do Pico e Faial.
Anos mais tarde, ao voltar ao material captado, o realizador encontra um outro filme.
Um filme escondido, em que o poder da Natureza e o Acaso revelam uma narrativa sobre a amizade, o cinema e a influência do imprevisto na criação artística.

REPÚBLICA
de Grace Passô

Brasil / 2020 / 15'

SINOPSE

A pandemia evidencia a dimensão da necropolítica que opera no país e a sociedade vive uma crise ética em meio a um governo que é a exata expressão do poder colonialista. República é um curta metragem realizado em casa, com estrutura caseira, durante o início da quarentena de 2020, no centro da cidade de São Paulo, Brasil. 

YAÕKWA, IMAGEM E MEMÓRIA
de Rita Carelli e Vincent Carelli

Brasil / 2020 / 21'

SINOPSE

O Vídeo nas Aldeias realizou com os índios Enawenê Nawê, durante quinze anos, extensos registros do Yaõkwa, seu mais longo ritual, em que os mestres de cerimônia puxam, durante sete meses, uma miríade de cantos, afim de manter o equilíbrio do mundo terreno como mundo espiritual. Neste filme, outros quinze anos mais tarde, os Enawenê Nawê reencontram essas imagens e, com elas, parentes falecidos, costumes que caíram em desuso e preciosos cantos rituais.

CONTRAFOGO
de Carolina Vieira

Portugal / 2020 / 10'

SINOPSE

Uma auto representação, através de um jogo de sombras entre o sujeito e a família.

4 BILHÕES DE INFINITOS
de Marco Antônio Pereira

Brasil / 2020 / 14'

SINOPSE

Uma família vive com a energia de casa cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa conversando sobre ter esperança.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram